domingo, 22 de agosto de 2010

Dieta rica em verduras pode evitar o desenvolvimento de diabetes

Uma dieta rica em verduras reduz o risco de desenvolver diabetes, mostra pesquisa feita no Reino Unido. Numa análise de cinco estudos sobre o consumo de frutas e vegetais, só alimentos como espinafre e repolho demonstraram ter um efeito positivo significativo. Apenas uma porção e meia por dia de vegetais com folhas verdes pode cortar o risco da diabetes do tipo 2 em 14%, informa a pesquisa, publicada no "British Medical Journal". Apesar disso, os especialistas ainda urgem a população a tentar consumir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diárias.

Os pesquisadores da Universidade de Leicester revisaram os dados de estudos com um total de 220 mil adultos. Eles descobriram que comer mais frutas e verduras em geral não estava fortemente ligado a uma menor chance de desenvolver diabetes do tipo 2, mas havia "uma tendência nesta direção". A equipe calculou que uma dose diária de 106g, no entanto, levava à redução de 14% no risco. Ainda não está claro como as verduras têm este efeito protetor, mas uma das razões seria seu alto nível de anti-oxidantes como a vitamina C. Outra teoria aponta para sua composição rica em magnésio.

- Já sabemos que o consumo de frutas e vegetais é importante, mas esse estudo sugere que as verduras parecem particularmente importantes na prevenção do diabetes - diz Melanie Davies, professora de medicina do diabetes da Universidade de Leicester e líder do levantamento.

Segundo ela, o plano agora é estudar pessoas com alto risco de desenvolver a doença para ver se um aumento no consumo destes vegetais pode ajudar na prevenção. Em 2008/2009, uma pesquisa nacional de nutrição no reino Unido mostrou que, embora o consumo de frutas e vegetais tenha aumentado na última década, apenas um terço dos homens e mulheres comem as cinco porções diárias recomendadas. Em um editorial que acompanha a publicação do estudo no jornal científico, o professor Jim Mann, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, destaca que a mensagem de estímulo para o aumento do consumo de frutas e vegetais não deve se perder "em meio a uma pletora de fórmulas mágicas", mesmo que as verduras possam ser incluídas como uma das porções diárias. Já o médico Iain Frame, diretor de pesquisas da Diabetes UK, afirmou: "Já sabemos que os benefícios de comer vegetais são grandes, mas esta é a primeira vez em que foi feita uma relação direta entre verduras e um menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2". Ele ressaltou, porém, que esta evidência ainda é limitada e que é muito cedo para separar as verduras e apresentá-las como um método único para reduzir o risco.

- Nossa preocupação é que o foco em certos alimentos desvie da recomendação para que se consuma cinco porções diárias de frutas e vegetais, que tem benefícios na redução das doenças do coração, derrames, alguns tipos de câncer e da obesidade também - acrescentou.

Um comentário:

  1. Muita sede e fome exagerada sem explicação são alguns dos sintomas da diabetes. Saiba mais sobre os sinais da doença: http://bit.ly/gFT3wv. Com diagnóstico precoce, muitas complicações podem ser evitadas.
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir