terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Insulina Injetável

A insulina foi descoberta no inicio do século XX e representou um marco na história da medicina por ser uma alternativa para uma doença que praticamente não existia tratamento. A insulina só pode ser administrada por injeção, porque ela é destruída no estômago se administrada oralmente.Embora a insulina administrada subcutaneamente seja tão boa quanto a insulina produzida pelo pâncreas, ela é mais difícil de ser regulada.

O pâncreas normal sente o aumento da glicose no sangue depois de uma refeição e, imediatamente, ajusta o suprimento de insulina. A insulina injetada, porém, é absorvida pelo sangue independente das quantidades de glicose presentes.

Insulina NPH: É uma insulina de ação basal. Começa a agir horas após a aplicação e tem pico de ação em cerca de 8 a 10 horas após sua aplicação. É usada para controlar a glicemia nos períodos em que não estamos nos alimentando (basal).

Insulina Regular: É uma insulina de ação rápida, que age controlando a glicemia pós-prandial. Como tem um pico de ação um pouco retardado, deve ser injetado, no mínimo, meia hora antes das refeições. Seu pico de ação ocorre, aproximadamente 3 horas após sua aplicação.

Insulina Asparte: É um análogo da insulina que tem ação ultra-rápida, com inicio de ação e pico de concentração rápida, cerca de 1 hora após a aplicação. Portanto pode ser aplicada imediatamente antes ou imediatamente após as refeições. Insulina Bifásica: Trata-se de uma insulina que tem dois componentes em sua formula: um de ação intermediário N (70%) do total e outro de ação ultra-rápida (30% restante). Portanto quando se aplicam, por exemplo 10 UI dessa insulina, na verdade estão sendo administradas 7UI de insulina N e 3UI de insulina Asparte. Traz, portanto maior conveniência, pois não é necessário que se prepare a mistura antes da administração.

Insulina Detemir: Detemir é uma insulina de longa duração, com mecanismo de ação para reduzir os níveis de glicose no sangue com mais previsibilidade que as demais insulinas basais. Dicas e Cuidados com a Insulina

• Nunca exponha a insulina ao sol e evite o calor excessivo;• Não agite violentamente o frasco da insulina;

• Manter em geladeira de uso domestico, acima das gavetas dos vegetais numa temperatura entre 2º e 8ºC;

• Evite colocar a insulina na porta, onde há uma maior variação de temperatura;

• Não congele a insulina e nunca guarde e transporte junto com gelo seco;

• Após a abertura do frasco ou refil poderá permanecer fora da geladeira em temperatura ambiente, de preferência dentro da sua própria caixa;

• Nunca utilize insulina com data de validade vencida; ou se apresentar alteração na cor ou aspecto turvo;

• Caso a insulina esteja na geladeira, retira-la de 10 a 15 minutos antes de iniciar sua utilização.

Fontes: Viver bem com diabetes e Convivendo com o Diabetes da Novo Care, Manual de diabetes Orientações para pacientes do Hospital Albert Einsteins e Convivendo com o diabetes da Roche Diagnostica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário