A pressão arterial normalmente varia ao longo do dia e isso é uma situação normal do nosso organismo. Por exemplo, ao dormirmos, em geral, a pressão diminui alguns milímetros quando mensurada. Já ao estarmos acordados, ela se eleva, principalmente em virtude da maior liberação de hormônios e estímulos.
Mas, será que essa variação ocorre em todos os indivíduos? De acordo com um artigo publicado pelo Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, a resposta é não, pelo menos quando se compara crianças obesas sedentárias e não sedentárias.
Os investigadores propuseram a avaliação da pressão arterial de crianças obesas que realizam ou não atividade física e analisaram as variações durante o dia, de forma a se estipular os riscos ao coração.
Observou-se que, em geral, as crianças obesas não têm uma variação normal da pressão arterial. Entretanto, quando nenhuma atividade física é realizada, os níveis pressóricos se tornam elevados e, essa pressão alta prejudica ainda mais o sistema cardiovascular. Diante disso, os pesquisadores sugerem que todas as crianças obesas sejam incentivadas a realizar um exercício físico, de maneira a permitir uma melhor adaptação do organismo às necessidades de variação de pressão ao longo do dia e reduzir os riscos de desenvolver doenças do coração.
Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases; PMID: 18063354 [PubMed - as supplied by publisher] (December 2007)
Nenhum comentário:
Postar um comentário